segunda-feira, 8 de abril de 2013

O olhar de Cristo no chamado Cristão


A paz do Senhor para todos os leitores do blog! bom, desejo desde já uma ótima leitura nesta noite, em uma nova postagem importante para reflexão e entendimento de alguns pontos de vista de Jesus para com sua vida!

O texto que em seguida será observado, tem como objetivo de entender a dimenção da observação de Jesus em nossas vidas, vendo nossa preparação para com a missão aqui na terra sendo nós chamados para ser seguidores, discípulos, pregadores, em fim cristão.

Salmos 139. 23 Deus te conhece, estás preparado?

Lucas Cap. 5 vers. 1-11

1- E aconteceu que, apertando- o a multidão para ouvir à palavra de Deus, estava ele junto ao Lago de Genesaré.

- observando o início da passagem vemos que o Senhor Jesus naturalmente pregava ao povo sobre o Reino de seu Pai junto ao Lago de Genesaré, também chamado de Mar de Tiberíades, Mar de Quinerete e ou Mar da Galiléia.

2- E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.

- Cristo em sua onisciência bem já decidiria escolher alguns dos pescadores que estavam ali para ser seus discípulos, portanto era nescessário observar alguns pontos importantes para a escolha. Vejamos:  Jesus escolheu pescadores que tinham zelo pelo seu material de trabalho, sua ferramenta. O Senhor teve este ponto de vista em relação aos futuros discípulos, tinham pois cuidado e zelo pelo seu material de trabalho.  Jesus conhece nossos corações e nossos pensamentos e sabe a nossa capacidade. Para ser um discípulo eficiente é necessário entender seus próprios defeitos e qualidades e entendendo os mesmos, capacitar todas suas qualidades como obreiro e discípulo de Cristo.

3- E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se ensinava do barco a multidão.

- Bom, vemos que o Senhor assim estava não somente pregando mais sim testando seus futuros discípulos, temos observado que Ele chega a Simão e pede para que afaste um pouco. O pescador mesmo sem conhecer a quem lhe pede, o obedece, tendo em nossa lógica que Simão obecera porque o Mestre estava falando do Reino de Deus.

4- E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
5- E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede.

- Vendo nestes versículos uma conversa interessante, Jesus quando cessou de falar sobre o Reino de Deus a multidão, pediu ao pescador para lançar as redes no mar. Simão o chama de Mestre não porque ele já bem sabia que Este que falava com ele seria o Messias, mas pode-se entender que ele o considereva um mestre de pesca, ou professor. Jesus tem mais um ponto de vista interessante em relação ao pescador ele é obediente. Simão sem delongas, obedeceu a voz do mestre sem haver reclamado.

6- E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
7- E fizeram um sinal aos companheiros que estavam no no outro barco, prara que os fossem ajudar.
    E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.

- Decorrente a um grande milagre de Deus naquele momento, vemos mais um ponto de vista interessante de Jesus sobre os pescadores, enquanto eles pescavam o milagre aconteceu e as redes se rompiam de tanto peixe, mas o foco aqui é o companheirismo dos pescadores naquele momento. vendo que o seu barco estava cheio, chamou os outros e dividiram entre sí os peixes que tanto almeijaram a madrugada.

8- E vendo isso Simão Pedro, prostou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou homem pecador.

- Simão reconhece sua fraqueza e logo prosta-se aos pés do Senhor em Reverência, nos mostrando a importãncia da Reverência a Deus, sendo pois mais um ponto de vista importante e interessante feito por Jesus Cristo naquele momento.

9- Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca que haviam feito,
10- e, de igual modo, também Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão. Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens.

- Bom, vemos que o milagre tem atingido os outros pescadores que estavam no momento e também cada um mostrou o temor a Deus.  Decorrente ao acontecido, vemos Jesus de Nazaré fazendo um chamado importante para o futuro discípulo e atual pescador Simão, o chamado de um futuro apóstolo, pregador da palavra de Deus, o chamado que aconteceu após observações de Jesus em relação a atitudes tomadas por simples homens trabalhadores. Simão deixa de ser pescador para ter compromisso, como pescador de homens, é um compromisso de cada cristão.

11- E, levando tos barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram.

- Vemos pois os pontos de vista de Cristo em relação aos homens que pescavam, o mesmo ele faz com nossas vidas, o Espirito Santo sabe nossas intenções, conhece nossos corações, nossos pensamentos e todos nossos planos. Devemos assim nos corrigir e fazer o que é bom com amor.
Devemos assim como os pescadores ter em nossas vidas o Zelo, Obediência, Companheirismo, Reverência e Compromisso.

Salmos 133.1
João 17.6
Êxodo 4.31

Que Deus abençoe os leitores espero que tenham gostado do estudo, com simplicidade guiado pelo Espirito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário